quinta-feira, 19 de maio de 2011

O CICLO DO CASARÃO

O CICLO DO CASARÃO
Onde meus avós se criaram,
Eu me recordo um casarão,
Os costumes me ensinaram,
É como uma antiga canção.

Quando se ouvia...- Oh de casa!
Na certa que tinha visita.
Um mate enquanto proseava,
Que lembrança tão bonita.

As tardes ficavam grandes,
Os bandos rodeavam o galpão.
Contracenando com a vida,
Dando asas ao coração.

Naqueles tempos as varandas,
Eram grandes.O fogo de chão,
a mesa com produtos da terra,
Uma fartura em comunhão.

Nas antigas rezas das casas,
Agradecia-se a vida e o grão.
Os ideais da semente na terra,
Plantavam sonhos no chão.

Um ciclo de pureza e de afago,
costumes que refletem em nós.
Os frutos da simplicidade do pago,
Que herdei dos meus pais e vós... 
 
Lauro Teodoro

Um comentário:

  1. Aconselho a declamar esta poesia na mirim.
    Enbora esta poesia seja muito bonita, ela tem uma carencia de palavras deixando ela menos emocionante.
    Então quem for declama-la coloque mais emoção.

    ResponderExcluir